Atração da Festa da Francofonia acontece de 07/03 a 01/04 na Biblioteca Pública Estadual

Gabri Molist.

Os quadrinhos são expressões artísticas importantes para a cultura francófona e por isso são presença garantida na 8ª Festa da Francofonia.  A exposição “Parece que algo acontece”, desenvolvida pela Valônia-Bruxelas Internacional com o apoio da Aliança Francesa de Belo Horizonte, apresenta uma seleção de obras de autores de Valônia e Bruxelas (Bélgica francófona) publicada por editores alternativos. O público pode conferir a mostra de 7 de março a 1º de abril na Galeria de Artes Paulo Campos Guimarães, da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. A entrada é gratuita.

Parece que algo acontece na região da Valônia e em Bruxelas e já faz um tempo… Todos que se interessam ao menos um pouco pela história dos quadrinhos sabem que a Bélgica é o berço de alguns dos autores responsáveis pelos grandes momentos da nona arte.

Foi lá que Hergé criou As Aventuras de Tintin, que Franquin desenhou as de Spirou e de Fantasio, para citar apenas os dois autores mais ilustres. Se a partir dos anos 1940 podemos distinguir a Escola de Bruxelas (dos autores da linha clara) da Escola de Marcinelle (dos adeptos do estilo atômico), é possível dizer que as HQs se desenvolveram entre a Valônia e a capital do país.

O público poderá conferir o contexto histórico das histórias em quadrinho na região, como influenciou outras produções, as principais obras e também artistas, além das novidades culturais da área.

No mês de março, cidades do mundo inteiro se juntam à Organização Internacional de Francofonia para realizar a Festa da Francofonia. Em Belo Horizonte, em uma iniciativa da Aliança Francesa, a 8ª edição conta com uma rica programação gratuita que inclui mostras de cinema, concertos, teatro, exposições e muito mais.

A realização da Festa da Francofonia em Belo Horizonte é do Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França para o Estado de Minas Gerais, da Aliança Francesa Belo Horizonte, do Consulado Honorário da França, do Wallonie Bruxelles International e do Campus France Brasil. O evento tem o apoio da Coordenação Nacional das Alianças Francesas do Brasil, do Institut Français, da Embaixada da Bélgica, da BiblioMaison, da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, da Fundação Clóvis Salgado, do Centro Cultural Unimed-BH Minas, do MIS Cine Santa Tereza, do Teatro Raul Belém Machado, da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, da Bonfilm, do Cine Theatro Brasil Vallourec e do Sesc Palladium.

SERVIÇO

Aliança Francesa

Festa da Francofonia

Exposição de Quadrinhos “Parece que algo acontece”

Data: de 7 de março a 1º de abril

Local: Galeria de Artes Paulo Campos Guimarães da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21 – Belo Horizonte)

Entrada gratuita

Informações:

francofoniabrasil.org

cultura@aliancafrancesabh.com.br

aliancafrancesabh.com.br


atualizado em 03/03/2022 - 14:46

comentários